A empresa ferroviária alemã postou uma vaga para administrador do Windows 3.11. Além de trabalhar com o Windows for Workgroups em um sistema operacional de 30 anos, o recrutador esperava que o candidato tivesse conhecimentos com o MS-DOS.
O administrador controlaria sistemas com processadores de 166 MHz e uma quantidade "enorme" de RAM de 8 MB. Pode parecer um pouco estranho que as ferrovias modernas ainda estejam trabalhando em sistemas tão antigos, mas complexos críticos geralmente aderem à filosofia de "não reparam o que não está quebrado".
Conforme explicado no Twitter/X, é responsável por "exibições ferroviárias em quase toda a Alemanha.". Obviamente, esses sistemas dependem, em certa medida, de aplicativos antigos do MS-DOS e Windows 3.11.
Explicado no Twitter/X
O anúncio de vaga publicado ontem parece já ter sido excluído. Declarou que o funcionário designado manterá e atualizará sistemas antigos que ainda desempenham um papel fundamental na operação da ferrovia. Este software é responsável por "um sistema para exibir informações na cabine do motorista em trens regionais e de alta velocidade, [que] mostra os dados técnicos mais importantes em tempo real".
O fato desses sistemas operacionais antigos serem usados para transmitir dados importantes em tempo real é um tanto alarmante, mas não é incomum quando sistemas críticos antigos operam com base em software antigo. Além disso, o visor pode fornecer dados apenas para informações, e não para sistemas de segurança críticos.
O Windows 3.1X é notável por se tornar a primeira versão do sistema operacional Microsoft com uma interface gráfica e recursos de rede integrados. A Microsoft lançou este sistema operacional fácil de usar em 1992 e interrompeu seu suporte em 31 de dezembro de 2001. A empresa ferroviária alemã perdeu esta notícia?
De acordo com alguns relatórios fórum Hacker News, o sistema desatualizado acima mencionado é atualmente usado em alemão trens ICE 1 e ICE 2. Se isso for verdade, o software baseado no MS-DOS e no Win 3.11 pode estar em demanda antes de 2030 ou mais tarde. Outro fato interessante foi a afirmação de que um dos sistemas ferroviários que executam o Win 3.11 possui um BIOS de 1996 e está equipado com um processador com uma frequência de 166 MHz e 8 MB de RAM
Hardware e software antigos continuam aparecendo nos lugares mais inesperados. Ontem, descobrimos que o Japão está finalmente recusou do vício aos disquetes. Você sabe onde tecnologias antigas ou sistemas operacionais ainda são usados? Diga nos comentários!